Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara

Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara
Inaugurada no dia 11 de junho de 2008 em Palmas, a Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara começou a ser idealizada em novembro de 2005. Uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e a Universidade Federal do Tocantins se formou, então, para garantir moradia a estudantes que, sem a estada na Casa do Estudante, não teriam como freqüentar uma Universidade.

sábado, 4 de setembro de 2010

A Casa

Inaugurada no dia 11 (onze) de junho de 2008 em Palmas, a Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara começou a ser idealizada em novembro de 2005. Uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e a Universidade Federal do Tocantins se formou, então, para garantir moradia a estudantes que, sem a estada na Casa do Estudante, não teriam como freqüentar uma Universidade.
Após quase três anos de planejamento e trabalho, a Casa ficou pronta, custando aos cofres públicos cerca de R$1,2 milhão, tendo o terreno sido doado pela Prefeitura de Palmas e os móveis pela UFT. Lembrando ainda que a construção da Casa não foi concluída, o projeto inicial ainda encontra-se incompleto. No entanto, devido à urgência foi inaugurada metade da casa. São 120 (cento e vinte) estudantes do interior do Estado e de todo o Brasil, buscando o sonho da graduação no ensino superior e técnico em nossa capital, que são contemplados com o benefício da moradia, e cada morador tem o dever de contribuir com uma taxa de 20 (vinte) reais para a manutenção do prédio.
A Casa é próxima do Restaurante Comunitário, que serve almoço de segunda a sexta por R$3,00, além de ser perto da Estação de Transporte Coletivo Apinajé, de onde sai uma linha (a linha 09) gratuita para a UFT. Ela possui três andares, com dez quartos em cada andar (cinco femininos e cinco masculinos) e dois banheiros coletivos (um feminino e um masculino). Ao se instalar, o estudante divide o quarto com outros três estudantes. Cada quarto possui duas beliches, duas mesas de estudo e duas cadeiras, uma pia, uma TV, um DVD e tanquinho de lavar roupas.
A partir do momento em que um estudante passa a morar nesta Casa, automaticamente é associado à AMCEJAC (Associação de Moradores da Casa do Estudante).
Destaque-se que uma Casa do Estudante, a Casa do Estudante Jaime Câmara não é apenas um lugar para dormir. É um ambiente de convivência, onde há a oportunidade de fazer amizade e estabelecer contatos nas mais diversas áreas. É um campo para debates políticos e luta, para a evolução do Movimento Estudantil, que é formado por nós, os estudantes!

Meus queridos, sejam bem-vindos.

ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA CASA DO ESTUDANTE JORNALISTA JAIME CÂMARA ACESSE AQUI.


7 comentários:

  1. Morei na casa do estudante desde o dia da sua inauguração até outubro de 2010. Hj sinto que foi uma experiencia que valeu a pena, apesar das primeiras dificuldades que passamos, vejo que os dois anos e três meses que residi na casa me serviu de aprendizado e de incentivo pela luta de uma vida melhor. Boa sorte a todos e digo com todas as letras que quem vive aí é um vencedor!

    ResponderExcluir
  2. Morar na Casa do Estudante é uma experiencia q tenho e sendo Secretário nessa administração eu pude entender o funcionamento deste recinto,e sei q posso contribuir ainda mais,tenho força de vontade,coragem,mas essa batalha não depende só de mim ,e sim da colaboração de todos,e o meu objetivo maior é contribuir mais e mais,juntamente com todos os moradores,só q para isso devemos compreender e respeitar a todos.

    ResponderExcluir
  3. como faço para me inscrever, para reservar uma vaga

    ResponderExcluir
  4. Ainda está funcionando ?

    ResponderExcluir
  5. Hj infelizmente a casa esta precisando de reformas.

    ResponderExcluir
  6. Fui morador desta Casa, lá residi de sua inauguração até Agosto de 2014, quando consegui minha graduação, hoje sou profissional, muita luta, superações, foco, determinação, sabedoria, força foram necessários para se chegar ao objetivo, quem por lá passou com certeza foi forjado no fogo.

    ResponderExcluir